O PulseAudio é o novo servidor de áudio que vem como padrão no Ubuntu 8.04. E nas mais recentes distribuições linux. Um servidor de som permite que mudanças de sons sejam feitas entre as aplicações e a camada de hardware. Além de outras propriedades, o Pulseaudio fornece um controle individual de volume para as aplicações, arquitetura de plugin, baixa latência, entre outras coisas.
Tudo muito bonito na teoria. Mas comigo não foi bem o que aconteceu.
Os problemas iniciaram a partir do momento que tentei ouvir duas fontes de som ao mesmo tempo. Simplesmente não funcionava. A fonte que já estava tocando continuava a tocar, mas a nova fonte ficava muda. Ouvir música enquanto conversava no skype, por exemplo, foi outro problema que enfrentei. Pesquisando um pouco vi que não foi um problema isolado. Muita gente tem enfrentado o mesmo problema. O primeiro que surgiu comigo foi o Flash no Firefox que ficava sem som. A resolução foi simples e já postei a solução.
Em um dos computadores que uso eu consegui resolver todos os problemas e continuar usando o PulseAudio. No outro, onde a placa de som é mais antiga, simplesmente perdi a paciência e desabilitei o Pulseaudio de iniciar em minha sessão (Sistema > Preferências > Sessões). Esta é a primeira solução do problema.
Outra solução (que funcionou em outro pc) foi o seguinte: editei o arquivo /etc/asound.conf (sudo gedit /etc/asound.conf no terminal) e adicionei as seguintes linhas:
pcm.pulse {
type pulse
}
ctl.pulse {
type pulse
}
Instalar o plugin do Pulseaudio pra o gstreamer:
sudo aptitude install libgstreamer-plugins-pulse0.10-0
Bom, depois destas configurações talvez seja possível conviver harmoniosamente com o Pulseaudio. Mas caso isso não ocorra, você pode desabilitar sua inicialização.
De qualquer maneira espero que tenha sido útil a dica.
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário