quinta-feira, 19 de junho de 2008

Removendo versões antigas do kernel

Esta dica cai bem para aqueles que sempre mantém o Ubuntu atualizado.
Quem está com o Ubuntu 8.04 atualizado percebeu que o kernel já foi atualizado 3 vezes. E a cada atualização as versões antigas são mantidas e, como não podia deixar de ser, acabam ocupando um espaço razoável no disco. Outra coisa que acontece ao atualizar o kernel é que o Grub na inicialização vai ficando cada vez maior com mais opções de inicialização. Fiz a limpeza agora há pouco e acabei liberando quase 300 MB, apenas retirando os kernels antigos.
Bom, então vamos lá!
Primeiramente vá até o terminal (console) e digite o seguinte comando:

$ uname -r

O comando irá mostrar a versão do kernel que você está rodando atualmente. Esta será a versão que irá ser mantida. Provavelmente esta será a saída do comando:

2.6.24-19-generic

Agora abra o Gerenciador de Pacotes Synaptic através do menu Sistema > Administração.
Clique em Procurar e busque por linux-image-2.
Os resultados irão mostrar todos os kernels disponíveis e instalados. Uma caixinha verde à esquerda indica que o pacote está instalado. A única versão do kernel que queremos manter é a última. Procure pelo pacote correspondente à versão do kernel que está rodando em sua máquina atualmente (este é o kernel que você descobriu ao digitar o comando "uname -r" no console). Assegure-se de manter este kernel instalado (com o quadrinho verde). Agora você poderá desinstalar as outras versões antigas do kernel que estão na lista clicando na caixinha e selecionando "Marcar para remoção". O Synaptic irá pedir sua confirmação para desinstalar outros pacotes desnecessários. Pode aceitar.
Atenção novamente! Certifique-se de não remover o kernel que está sendo utilizado atualmente, caso contrário você poderá danificar seu Ubuntu.
Clique em Aplicar para completar o procedimento.
Pronto! Suas versões de kernel antigas estão removidas e ao reinicar o sistema o Grub estará mais limpo também.
Até a próxima!

7 comentários:

Cleiton disse...

Amigo, sei que não é lugar para isso, mas não sabia como entrar em contato. Bom é o seguinte, como seu blog não me parece tão pessoal, achei que poderia te ajudar a publicar matéria sobre o Ubuntu(é claro, só uma idéia). Eu também tenho um blog sobre o Ubuntu, mas acho que se nos ajudarmos, poderiamos atingir mais pessoas...

Se te interessar, meu blog é ubuntubr.blogspot.com, dá uma olhada...

Meu e-mail pra contato é cleitonsbarbosa@gmial.com. Flw.

Anônimo disse...

parabéns muito bom esse tutorial

Unknown disse...

Olá amigo. Na tela de boot da minha maquina cueonsta a versao atual que uso (2.6.35.24), constava uma anterior que removi procedendo conforme seu poste neste blog e foi removida. entretanto tambem consta além da opção do boot do xp que mantenho em minha maquina as seguintes opçoes: 2.6.32.27, 2.6.32.26, 2.6.32.25 e 2.6.32.21 e se eu seleciono uma delas ele dá boot correto da versao anterior. Entretanto se eu rodo o gerenciador de pacotes synaptic, somente está marcada em verde minha última versao, ou seja a 2.6.35.24. Como eu faço pra remover estas versoes antigas instaladas e nao assinaladas em verde no gerenciador de pacotes? Sou muito cru em linux e sua ajuda me seria muito util pra liberar meu HD do meu Netbook acer one de 150 GB e limpar a tela de boot deixando somente a opçao do xp e do meu linux UE 2.8 (ubuntu10.10). Grato

Unknown disse...

Amigo, meu post anterior constava as versoes antigas do ubuntu na minha maquina. ocoreu-me de entrar na última das versoes antigas e executar o gerenciador de pacotes synaptic e remover todas as versoes. Testei minha versao atual pra verificar se nao ocorreu nenhum erro e está tudo ok. na tela de boot porém elas continuam aparecendo e se tento executa-las dá erro de nao encontrado. Como eu as removo da tela de boot, deixando somente o XP e o linux 2.6.35.24 (em uso, deixando minha maquina redondinha? Grato

Unknown disse...

/boot/grub/menu.lst
'sudo su'
'sudo gedit'
não localizei menu.lst
editei cada um dos arquivos lá existentes e achei '/boot/grub/grub.cfg' e nele:
#menuentry "Ubuntu, com Linux 2.6.32-27-generic (on /dev/sda5)" {
# insmod part_msdos
# insmod ext2
# set root='(hd0,msdos5)'
# search --no-floppy --fs-#uuid --set 4630eef7-#a5e7-41dc-#87a7-7a6d50ae515d
# linux /boot/vmlinuz-2.6.32-#27-generic root=UUID=4630eef7-#a5e7-41dc-87a7-7a6d50ae515d ro #quiet splash
# initrd /boot/initrd.img-#2.6.32-27-generic
#}
como se vê inseri "#" nas versoes 2.6.32.27, 26, 25 e 21, salvei-o, fechei tudo e dei reboot. Assim, finalmente sumiu da minha tela de boot as versoes indesejadas do linux e meu Ultimate Edition 2.8 rodou normalmente. Espero ter colaborado.

Anônimo disse...

Excelente tutorial.
Vejam mais em Mabesi.com na seção de perguntas e respostas e também nos artigos.

Anônimo disse...

Sou leigo. Li o tutorial acima, e correu tudo bem até o momento em que
diz:Clicar na caixinha e selecionar
"Marcar para remoção". Que caixinha?
não encontrei nada parecido. Poderia
me ser fornecida alguma explicação,Dica, para eu continuar dai em diante.
Agradeço, a quem me puder ajudar.
Rodrigo