quarta-feira, 14 de maio de 2008

Salvar vídeos do YouTube (ou qualquer outro site)

Hoje em dia a Web 2.0 é uma realidade muito mais presente na vida de todos os internautas. Com ela a interatividade e melhoria no acesso a conteúdo multimídia é muito mais simples e divertida. Em minha opinião um dos grandes benefícios proporcionado por esta nova interatividade são os sites de compartilhamento de vídeo. Existem diversos deles hoje em dia, YouTube, Globo Videos, UOL Videolog, Google Video, entre outros.
Esta dica é útil para quem deseja salvar os vídeos em flash de qualquer website sem utilizar programas de terceiros ou sites específicos.
Para isso vamos utilizar o Firefox.
Abra o vídeo no site desejado e aguarde o carregamento, como se fosse assistir o vídeo normalmente. Abra uma nova aba (CTRL+T) e digite "about:cache" (sem as aspas) na barra de endereços e dê ENTER.
Algumas informações sobre os arquivos temporários (cache) do Firefox irão surgir. Em Disk Cache Device vão estar listadas todas as informações sobre o cache em disco, bem como o número de arquivos neste cache, tamanho máximo de armazenamento, tamanho utilizado e a pasta onde se localizam estes arquivos temporários.
É esta pasta que nos interessa. Selecione o caminho desta pasta (Cache directory) e abra o Nautilus (Locais > Pasta Pessoal ou ALT+F2 > nautilus). Cole o caminho da pasta na barra de localização (se a barra não estiver visível clique neste botão ) e dê ENTER.
Clique em Ver como Lista e ordene a listagem pela Data de modificação. O último arquivo modificado (geralmente um arquivo grande) é o arquivo do vídeo carregado. E, embora o arquivo não tenha extensão, o Ubuntu já o reconhecerá como um Vídeo Flash. Agora basta copiá-lo para sua pasta pessoal e alterar a extensão do arquivo para nome_do_video.flv (caso também queira visualizá-lo no Windows).
Inicialmente esta dica pode parecer um pouco complicada, mas com algumas repetições o processo se tornará automático. Lembrando também que este procedimento é válido para qualquer site de vídeo em Flash.

Espero que seja útil. Abraços!

4 comentários:

Georgeh disse...

Muito boa a dica!! Parabens!

Anônimo disse...

FOI EXTRAMAMENTE ÚTIL AMIGO!

É PORQUE EXISTEM PESSOAS COMO VOCE QUE NÓS AMANTES DO LINUX EM ESPECIAL DISTRO UBUNTU QUE ESTAMOS SEMPRE Á FRENTE DOS RUINDOWS!

VALEU MESMO! digitei com caixa alta pra expressar o meu contentamento

Hélio
s96799039@yahoo.com.br

Unknown disse...

Muito bom. fica fácil mesmo com a dica!
Obrigado

Paulo disse...

Ótima dica.
Para facilitar ainda mais, é bom adicionar um marcador no Nautilus para a pasta cache.